KARA-LIS COVERDALE
no
//
Kara-Lis Coverdale estreará no gnration uma série de novas composições para piano.
KARA-LIS COVERDALE
A música de Kara-Lis Coverdale parece existir numa dimensão paralela, uma anomalia temporal onde o futurismo da eletrónica choca de frente com a tradição e a violência do sagrado. No seu mundo, sintetizadores convivem com o piano e os órgãos de igreja, diluindo os limites – reais e imaginários – entre o acústico e o eletrónico.
Natural de Ontário, cresceu rodeada por música e, aos catorze anos, era já organista e diretora musical de uma igreja no Canadá. No meio dos sermões e das atuações foi descobrindo a música eletrónica, que começou a incorporar nas peças mais clássicas que escrevia. Quando se mudou para a cena fervilhante de Montreal, ganhou a admiração de Tim Hecker, que a convidou para tocar nos seus álbuns Virgins (2013) e Love Streams (2016). Entre estes lançamentos estreou-se a solo com A 480 (2014) seguindo-se o soberbo Aftertouches (2015), que lhe valeu rasgados elogios pela crítica especializada, figurando nos tops da revista The Wire e da NPR. Descrita pelo The Guardian como uma das mais interessantes jovens compositoras da América do Norte, ganhou a admiração de gigantes como Brian Eno, Arvo Pärt e Tyondai Braxton, com quem chegou a trabalhar.
Aproveitando a sua passagem por Braga para uma residência artística na Basílica dos Congregados (onde trabalhará com o órgão de tubos deste local emblemático, no âmbito do programa Pipe Poetics da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura), Coverdale passa pelo gnration para um concerto muito especial. Antecipando um novo trabalho, com saída prevista para o final de 2025, a compositora apresentará, pela primeira vez ao vivo, uma série de novas composições para piano, escritas num estúdio rural em Valens, no Canadá, e em profunda comunhão com a noite e o inverno.
Este espetáculo tem o apoio do Bureau du Québec à Barcelone.
[ENG] Kara-Lis Coverdale’s music blends futuristic electronics with sacred traditions, merging synthesizers, piano and church organs. In 2025, she will debut a new set of compositions for piano at gnration.
música
blackbox
18:00
12 eur
m/6
Bilhetes disponíveis em gnration.bol.pt, locais habituais e gnration.
www.gnration.pt
—
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.