JORGE CRUZ
apresenta 'Transumante'
no
//
Em maio, Jorge Cruz parte numa digressão nacional para apresentar 'Transumante', o seu mais recente trabalho em nome próprio.
JORGE CRUZ
apresenta 'Transumante'
Passaram treze anos desde que ouvimos pela última vez Jorge Cruz sozinho num disco. Era 2011 quando lançou Barra 90, o quarto em nome próprio e o primeiro desde o nascimento de Diabo na Cruz. Mas a história deste rapaz errante, que é um dos nomes mais estimados da música portuguesa e a cara do chamado “roque popular”, começou bem antes. Natural da Gafanha da Nazaré, lançou-se a solo em 1999 e só quase dez anos depois, em 2008, é que se tornou — como a Blitz o apresentou no Posto Emissor — no timoneiro de Diabo na Cruz, banda com a qual percorreu o país de lés a lés.
Quando o grupo se separou, em 2019, Jorge afastou-se dos palcos por motivos de saúde. Enquanto ia aprendendo a viver com a tinnitus, uma doença que provoca zumbidos e assobios constantes na cabeça – uma autêntica maldição para um músico – voltou também a aprender a escrever e a compor para si mesmo. Desse processo nasceu 'Transumante' (2024), disco com o qual, aos poucos, se volta a introduzir aos palcos nacionais. Remetendo-nos para o nomadismo e para as mudanças de pasto, de quando gado e pastores sobem e descem as montanhas das Beiras em busca de melhor sustento, este trabalho manifesta-se num conjunto de canções inspiradas no mundo rural. Refletindo sobre o tempo, a infância e o Portugal que existe para lá do betão das cidades, sobressai a música de raiz portuguesa, cruzada com inspirações da tradição folk da guitarra americana. 'Transumante' é mais do que dez novas e belíssimas canções, são uma reintrodução às origens de Jorge Cruz, num encontro sublime entre a paisagem e a palavra.
música
blackbox
12 eur
m/6
[ENG] Portuguese singer-songwriter and frontman of Diabo na Cruz, Jorge Cruz slowly returns to national stages with Transumante (2024) his first solo album in over ten years.
www.gnration.pt
__
Apoio: República portuguesa – Cultura / Direção-geral das artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses