GRIOT 3000
no
//
Para homenagear a figura griot, guardiões da memória e da ancestralidade africana, seis músicos de diferentes origens reúnem-se num projeto multicultural que celebra, simultaneamente, legado e inovação.
GRIOT 3000
Guardiões da sabedoria, dos costumes, da cultura e da História dos povos da África Ocidental, os griot são herdeiros de uma tradição oral bimilenar. São músicos, poetas, historiadores e contadores de histórias, incumbidos de preservar a memória coletiva e a herança cultural das comunidades. Acompanhados de instrumentos como a kora, o balafon, o ngoni ou djembé, os griot memorizam histórias para depois as darem de volta aos povos, ligando passado e presente, e conectando as pessoas com as suas raízes e a sua identidade cultural.
Homenageando a figura do griot, essencial nas comunidades da África Ocidental, e inspirados pelo lendário disco Organic Music Society (1972) de Don Cherry, Griot 3000 reafirma o jazz e a sua herança africana, através de um diálogo entre legado e inovação. Encabeçado pelo artista spoken word brasileiro Rodrigo Brandão – que colaborou com nomes como DJ Prince Paul (De La Soul), Pharoah Sanders, Brian Jackson e a Sun Ra Arkestra – este projeto junta seis músicos de improvisação não-jazz numa formação inédita. O senegalês Dudù Kouate, mestre dos ritualismos africanos e colaborador de Moor Mother e membro do Art Ensemble of Chicago está encarregue da percussão. No trompete está o português Luís Vicente, um nome essencial do jazz nacional. A eletrónica está a cargo da alquimista Carla Santana, também conhecida como Quatroconnection. O brasileiro Thiago Costa, líder de Onça Combo está encarregue da guitarra. O coletivo completa-se com o mestre griot da kora Braima Galissá, considerado um dos melhores músicos da cultura Mandinga da Guiné-Bissau.
[ENG] Honoring West African griots, Griot 3000 brings together, for the first time, six non-jazz musicians to reaffirm jazz’s African heritage.
música
blackbox
9 eur
m/6
produção
unha.pt
coopordução
centro cultural de belém
jazz ao centro
gnration
Bilhetes em http://gnration.bol.pt/, locais habituais e gnration.
www.gnration.pt
__
apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses