CAVEIRA
apresenta 'ficar vivo'
no
//
O gnration apresenta CAVEIRA em concerto. Com três longas faixas, 'ficar vivo' é o disco que inaugura um novo capítulo do espectro sensorial do quarteto.
CAVEIRA
apresenta 'ficar vivo'
Há vinte anos que na noite de Lisboa se vem avistando uma CAVEIRA. Este espectro disforme vagueia pelos espaços limiares que se formam na encruzilhada do free-jazz, noise e blues. A lenda deste abantesma começa em trio com Pedro Gomes e Rita Vozone, nas guitarras, e Quim Albergaria, na bateria. Juntavam-se às quartas-feiras para tocar e ensaiar de borla nas noites de jams do “bar dos Delfins” – o Lotus Bar, em Cascais. Pedro desvendou tudo isto em entrevista ao Rimas e Batidas, admitindo que no início não passava de uma brincadeira. Mas, como acontece com todos os seres mitológicos, a coisa começou a ficar séria. Pelo final da década de 2000, CAVEIRA tinha já partilhado palco com nomes como Damo Suzuki, Devendra Banhart, Psychic Hills ou Comets on Fire. A lenda crescia e dissemina-se por entre as sombras de Lisboa.
Os tempos como trio já lá vão. Da CAVEIRA original mantém-se o cabecilha, Pedro Gomes, sempre com a mesma máxima do som avassalador, do improviso cru e do barulho. Gabriel Ferradini juntou-se na bateria e não tardou até Pedro Sousa, no saxofone, e Miguel Abras, no baixo, completarem o quarteto que hoje conhecemos. De discos pouco se falava, foram surgindo algumas edições de autor aqui e ali, mas nunca um álbum com o som que Gomes tinha na cabeça. Até que, em 2024, chegou finalmente a hora de ficar vivo. Com três longas faixas, o disco de estreia de CAVEIRA inaugura um novo capítulo na nova vida deste espectro sensorial, que se prepara para invadir os palcos para lá da capital.
[ENG] With three long tracks, CAVEIRA’s presents 'ficar vivo', the debut album that opens a new chapter in the new life of this sensory spectrum.
música
blackbox
18:00
7 eur
m/6
Bilhetes disponíveis em https://gnration.bol.pt/, locais habituais e gnration.
www.gnration.pt
—
apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
apoio à divulgação: Antena 2